Representatividade importa. Mas embora as mulheres representem mais da metade da população e do eleitorado brasileiros, as casas legislativas no País não refletem essa realidade. Dos 513 deputados federais, apenas 54 são mulheres e somente 7 são negras. No Senado, as mulheres só ocupam 13 das 81 cadeiras. A falta de proporcionalidade se repete nas assembleias estaduais.
Nestas eleições, o eleitorado tem cerca de 8,3 mil candidatas do gênero feminino para escolher em um universo de cerca de 27 mil candidaturas registradas e consideradas aptas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No domingo, além de presidente e governador, o eleitor e a eleitora irá dar dois votos para Senado, um para Câmara dos Deputados e outro para a assembleia estadual. Mas como achar a candidata ideal para cada um desses cargos, que além de representar sua identidade, defenda as pautas que você defende no Legislativo?
A mera presença desses corpos já tem um potencial transformador do espaço simbólico.Evorah Cardoso, do #MeRepresenta
Faltando poucos dias para a votação, algumas ferramentas ajudam nessa busca. Para mudar esse cenário, de falta de representatividade feminina, essas iniciativas colaborativas buscam conectar eleitoras e eleitores à candidaturas de mulheres feministas, cujos mandatos serão pautados na defesa do direito das mulheres. "A gente viu pautas que representam verdadeiros retrocessos avançarem no Congresso Nacional nos últimos quatro anos", lembra a advogada Evorah Cardoso, uma das criadoras do #MeRepresenta, plataforma que une candidaturas pautadas na defesa dos direitos das mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTI+.
A importância de fortalecer essas candidaturas - não só as que defendem as pautas de direitos humanos, mas as de "corpos diversos" - é a de reforçar o aspecto positivo da representatividade, diz a jurista. "A mera presença desses corpos já tem um potencial transformador do espaço simbólico, de quem é que tem direito de ocupar esse lugar, que não são só os homens, brancos, com mais de 50 anos, oficialmente héteros, que representam a síntese do que é ser político no brasil hoje. A política também é nossa e a gente pode ocupar esse espaço", completa.
A música ao vivo pode trazer momentos únicos sua festa. Trabalhamos
em todo o RJ. Os formatos são de voz e
violão para o seu barzinho ou banda
para casamento, festa, formaturas etc. Atendemos todo Rio de Janeiro, com certeza um dos nossos pacotes será barato para
você. Nossa página:
https://cantorfelipemedeiros.blogspot.com
https://www.facebook.com/cantorfelipemedeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário