sexta-feira, 19 de outubro de 2018

De Supervão ao Bloco da Laje, vencedores de edital da Natura compõem nova cena musical gaúcha

Um dos mais poderosos instrumentos de incentivo à cultura nacional, o Natura Musical chegou à sua edição de 2019 com números recordes: entre os mais de 2,6 mil artistas, bandas e coletivos inscritos no edital, 50 foram selecionados para dividir um montante total de R$ 4,9 milhões – que serão usados para gravar discos, promover turnês e permitir que projetos engavetados enfim saiam do papel. Em um momento em que não só a cultura como conceito, mas também o financiamento público da produção cultural sofre ataques sistemáticos, é simbólico que um dos mais importantes editais do país bata recordes de patrocínio usando aLei Rouanet. Em Estados que contam com leis regionais de incentivo à cultura, como é o caso do Pró-Cultura no Rio Grande do Sul, essas foram as utilizadas.

Entre os 50 selecionados, seis são gaúchos – duas bandas, uma artista, um selo, um grupo de Carnaval e um projeto de shows. Em outros Estados, nomes como Margareth Menezes se unem a novas iniciativas de grande força, como o coletivo Batekoo, da Bahia, e Teago Oliveira, da banda Maglore. 
– O critério é sempre dar luz a projetos inovadores que tenham capacidade de deixar um legado para a música brasileira – explica a jornalista e produtora Juli Baldi, que há dois anos faz parte da comissão julgadora do edital formada por 27 especialistas (o processo foi documentado pela primeira vez em vídeo e postado no YouTube) – No caso dos gaúchos, buscamos projetos que, além de seguir os critérios de inovação e legado, sejam representativos. O Sul ainda carrega o estigma de bandas de rock com homens brancos e suas guitarras. Acredito que os contemplados deste ano mostram uma nova cara.

Saskia talvez seja uma das artistas mais originais da atual cena musical de Porto Alegre. Sozinha em cima do palco, a gaúcha de 22 anos usa batidas eletrônicas, efeitos sonoros, instrumentos orgânicos e sua linda voz para criar melodias que vão do funk ao jazz, tudo com uma forte pegada lo-fi introspectiva. Não é por acaso que, em pouco tempo, tornou-se figura recorrente em festas e festivais da cidade e chamou a atenção de público, produtores e crítica. 
O projeto de Saskia agraciado com o Natura Musical dá conta de um álbum de músicas inéditas, um videoclipe e uma turnê, que deve passar por  São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Atualmente, o trabalho de Saskia pode ser encontrado em suas páginas no Bandcamp e no Soundcloud, além de vídeos no YouTube.
– Temos uma camada de poucos que acreditam que a arte muda alguma coisa. Esse projeto permite que artistas consigam fazer outras pessoas também acreditarem na arte. Principalmente agora, que toda expressão conta como força coletiva. Estamos num momento histórico em que isso pode ser um veículo de conexão e resistência cultural – explica a artista.
A cantora acaba de lançar um projeto de financiamento coletivo para comprar um notebook e uma interface de áudio – atualmente, para realizar seus shows, ela precisa pedir aparelhos emprestados. Com 19 dias restantes, um terço do valor necessário já foi arrecadado.

Leia tudo em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/musica/noticia/2018/10/de-supervao-ao-bloco-da-laje-vencedores-de-edital-da-natura-compoem-nova-cena-musical-gaucha-cjnc581qu05jd01pisk14ket3.html


A música ao vivo pode trazer momentos únicos sua festa. Trabalhamos em todo o RJ. Os formatos são de voz e violão para o seu barzinho ou banda para casamento, festa, formaturas etc. Atendemos todo Rio de Janeiro, com certeza um dos nossos pacotes será barato para você. Nossa página: 
https://cantorfelipemedeiros.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário