sábado, 8 de setembro de 2018

Aline Frazão: “Morente é um daqueles génios abençoados que nunca perdeu o coração”

Voz celebrada da nova canção angolana, Aline Frazão escolheu o disco onde o cantaor flamenco Enrique Morente reflecte em música o fascínio monumental de Alhambra.


Foi um disco que ouviu em Barcelona, numa das temporadas em que lá viveu, há uns quatro anos. E Aline Frazão, cantora e compositora bascida em Luanda, Angola, em 17 de Junho de 1988, deixou-se prender por este trabalho do cantor  flamenco Enrique Morente (1942-2010): “Morente Sueña La Alhambra é um disco monumental no verdadeiro sentido da palavra. É uma homenagem musical à Alhambra e a Granada, cidade-casa de Morente. Foi o próprio cantor que produziu e aceitou o desafio de reflectir em dez músicas aquele que é, na minha opinião, um dos monumentos mais fascinantes da Península, tendo em conta a sua história milenar, a belíssima arquitectura, a reverberação das estórias nas paredes de azulejos, a harmonia constante da água a fluir calmamente nos jardins, a paisagem de casas brancas sobre a cidade, a imagem da serra demarcada pela forma única das janelas. Tudo isso está ali inteiro, em verso e voz e coração e alma flamenca. Além disso tem a participação de um elenco de luxo, como Tomatito, Juan Habichuela, Estrella MorentePat Metheny e Cheb Khaled. É um álbum que nos coloca dentro da Alhambra e da biografia de Morente de uma forma comovente. Ganhou um significado maior para mim depois de ter conhecido Granada e a Alhambra no ano passado.”

Dentro da Chuva, o novo disco
Aline já tem quatro discos editados: A Minha Embala, um projecto colectivo (2009), Clave Bantu, o seu primeiro disco a solo (2011), Movimento (2013) e Insular (2015). Na próxima semana será publicado o quinto, Dentro da Chuva. “Vai ser editado dia 21 de Setembro (pela NorteSul). Estou muito animada e feliz com este trabalho. Foi gravado no começo do ano, no Rio de Janeiro, e inspira-se musicalmente numa certa tradição cantautora: palavra, voz e violão. É um disco muito minimalista, um quase voz e violão, que é de onde eu venho como compositora e como cantora. Tive a honra de poder contar com as participações do mago Jaques Morelenbaum, do guitarrista e compositor lisboeta João Pires, e da cantora e compositora baiana Luedji Luna. É um álbum muito pessoal que celebra também o meu regresso a Rio de Janeiro, depois de 10 anos fora. Foi todo escrito lá.”


,
O novo disco tem já palcos marcados, diz Aline. E em Portugal ouvi-la-emos, ao vivo, em Novembro: “Além da digressão europeia e dos concertos de apresentação do Dentro da Chuva em Angola e no Brasil, vou estar a apresentá-lo também em Portugal, claro, em Novembro, na Casa da Música do Porto dia 9, no Rio de Janeiro, dia 14 e em Freguesia dia 29, no Teatro São Luiz, do qual guardo lindas recordações.”

Fonte: https://www.publico.pt/2018/09/06/culturaipsilon/noticia/morente-e-um-daqueles-genios-abencoados-que-nunca-perdeu-o-coracao-1840430


https://cantorfelipemedeiros.blogspot.com/2018/08/musicaaovivoriodejaneiro.html

Contato: (21) 98904-8773

E-mail: cantorfelipemedeiros@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário